Puberdade Precoce


img-puberdade-precoce-1A Puberdade é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado por mudanças no corpo do menino ou da menina, devido ao aumento da produção dos hormônios sexuaispelas gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos).

As alterações não são somente físicas, mas também psicológicas, com grandes oscilações emocionas e inicio do interesse sexual.

As principais modificações nas meninas é o aparecimento dos seios,pelos pubianos e axilares, odor axilar, crescimento acelerado, aumento da oleosidade da pele, com acnes, e início do ciclo menstrual.

Nos meninos, há aumento do volume dos testículos, aparecimento de pelos pubianos e axilares, barba, aumento da oleosidade da pele, com acne, crescimento acelerado e mudanças do timbre da voz.

A puberdade começa quando o hipotálamo, região do cérebro, libera um hormônio chamado Gonadotrofina(GnRH), que estimula a glândula Hipófise a produzir dois tipos de hormônios: Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH).

Esses hormônios estimulam, na menina, a produção de estrogênio e progesterona pelos ovários. E no menino, levam à produção de testosterona pelos testículos. A secreção aumentada desses esteróides sexuais são responsáveis pelas mudanças ocorrida nesse período.



img-puberdade-precoce-2

 

A Puberdade Precoce acontece quando esse Sistema Hormonal é ativado muito cedo, ou seja, antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos. É mais comum nas meninas, sendo que a maioria não apresenta causa aparente (idiopática).

Pode ser dividida em:

  • Puberdade Precoce Central: ocorre devido á secreção prematura de gonadotrofina (GnRH). É semelhante á puberdade normal, porém mais cedo. A primeira manifestação na menina é o broto mamário, e no menino, o aumento do volume dos testículos.
  • Puberdade Precoce Periférica: não ocorre ativação do eixo hormonal, porém há aumento na produção de estrogênio e/ou testosterona pelas glândulas ou tumores secretores. Pode levar a menina a apresentar características sexuais masculinas (Puberdade Precoce heterossexual).

Principais causas de Puberdade Precoce:

  • Central: idiopática (causa desconhecida), tumores ou patologias do Sistema Nervoso Central ( Hidrocefalia, encefalite, traumatismo craniano, hamartoma);
  • Periférico: Tumores testiculares e ovarianos, tumores adrenais, Hiperplasia Adrenal Congênita, Testotoxicose, Sindrome de McCune-Albright (cistos ovarianos de origem genética).

Em ambos os casos, a secreção prematura de hormônios sexuais leva à aceleração do crescimento e fechamento antecipado da cartilagem de crescimento, antecipando o estirão e podendo comprometer a estatura final.

O tratamento da puberdade precoce central consiste em bloqueio da liberação de gonadotrofinas, através do uso de análogos do GnRH, de uso intramuscular, levando á parada na produção de esteroides sexuais.