Dislipidemia na infância e Adolescência

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

img-dislipidemia1A importância da dislipidemia na formação das placas de aterosclerose, determinando Doenças Cardiovasculares como Infarto e Acidente Vascular Cerebral (“derrame cerebral”) já é bem reconhecida nos adultos. Porém, nos últimos anos, essa preocupação tem se estendido à faixa pediátrica, pois sabe-se que esse processo pode já se iniciar na infância, com evolução silenciosa.

Hoje, devido ás mudanças de hábitos alimentares e sedentarismo, a obesidade infantil tem aumentado assustadoramente, e as alterações de colesterol e Triglicérides é frequente.

Além da obesidade, há outras doenças que cursam com dislipidemia na infância: Diabetes, Hipotireoidismo, Síndrome Nefrótica, Insuficiência Renal Crônica, Lupus Eritematoso Sistêmico, Deficiência de Hormônio de Crescimento, Infecção por HIV. O uso crônico algumas medicações também podem ocasionar hiperlipidemia, como Carbamazepina, Acido Valproico e Corticóides.

Segundo a I Diretriz Brasileira para a prevenção de Aterosclerose na Infância e adolescência, a triagem de dislipidemias deve ser feita em todas as crianças a partir dos 10 anos de idade, com dosagem de Colesterol Total em jejum.

Endocrinologia Infantil

 

img-endocrinologia-infantil-1Os hormônios são substâncias essenciais para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A Endocrinologia Infantil é a especialidade da pediatria responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças relacionadas á alterações hormonais nessa faixa etária, dentre elas a baixa estatura, diabetes, obesidade, transtornos da puberdade, alterações de hormonis de tireóide e supra-renais , transtornos da diferenciação sexual e metabolismo dos ossos.

Obesidade Infantil

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

“Como se fosse um conto de Fadas, vamos imaginar que hoje, ao acordar, você está transformado em uma criança obesa. Você se levanta da cama e se sente já cansado pela noite mal dormida. Vai até a janela e vê outras crianças brincando e anima-se pra ir até lá. Mas alguma coisa o incomoda, você percebe que está com fome. Vai até a cozinha e come. Come bem mais que seu irmão magrinho, e ainda não consegue satisfazer-se totalmente. Você gostaria de ter comido menos, aquela sensação de estomago cheio não é boa, mas não conseguiu. Vai até a rua, e quando chega, ofegante pelos dois quarteirões que andou, é recebido com piadinhas, apelidos e gozações. Entra no jogo, mas seu desempenho é péssimo; não consegue acompanhar a brincadeira, fica sempre por último. Volta pra casa mais cedo que gostaria, senta-se desanimado na frente da TV, pega um pacote de bolachas recheadas e come rapidamente, sem pensar. A bolacha e a TV ajudam você a se acalmar e a esperar pela hora do almoço...”

Puberdade Precoce


img-puberdade-precoce-1A Puberdade é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado por mudanças no corpo do menino ou da menina, devido ao aumento da produção dos hormônios sexuaispelas gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos).

As alterações não são somente físicas, mas também psicológicas, com grandes oscilações emocionas e inicio do interesse sexual.

As principais modificações nas meninas é o aparecimento dos seios,pelos pubianos e axilares, odor axilar, crescimento acelerado, aumento da oleosidade da pele, com acnes, e início do ciclo menstrual.

Nos meninos, há aumento do volume dos testículos, aparecimento de pelos pubianos e axilares, barba, aumento da oleosidade da pele, com acne, crescimento acelerado e mudanças do timbre da voz.

Transtornos da Tireóide

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

img-tireoide-1

A tireóide, glândula localizada na região anterior do pescoço, é responsável pelaprodução dos hormônios T3 e T4, muito importantes para o metabolismo em qualquer idade. Mas em especial na infância, são necessários para o crescimento e desenvolvimento físico e intelectual.



Alterações no funcionamento dessa glândula podem levar a aumento da produção hormonal (hipertireoidismo) ou diminuição da produção hormonal (hipotireoidismo).